BIOGRAFIA DE SILVA FELCI Nasci em Bellinzona em 12.5.1935. Nao pude escolher os estudos conforme minhas inclinaçoes. Formei-me, de fato, na Escola Superior de Comercio. Em 1955-56 morei em Londres para aprofundar o estudo da lingua inglesa. Naquele período, determinante para minha formação foi a frequentação constante de museus, concertos e teatros. Inscrevi-me aos cursos de desenho e stage design na S.Martin’s School of Art.
Estabeleci-me em seguida em Milão onde trabalhei durante muitos anos junto a uma multinacional de decoração, na qual foram muito necessárias e apreciadas as minhas competências lingüísticas e comerciais, mas, ao mesmo tempo, foi também valorizada à minha criatividade. Casei-me em 1963 com um medico oncólogo e tive dois filhos, ambos são arquitetos. Em 1969, após a mudança de meu marido para o Ospedale Maggiore de Bergamo, estabeleci-me com minha família nesta cidade. Inscrevi-me na escola de pintura da Accademia Carrara, aluna do Mestre Trento Longaretti.
A minha atividade expositiva em lugares públicos e particulares é limitada. Exposições pessoais na Galleria dei Mille, Bergamo (1975) texto Elda Fezzi; Galleria Vanna Casati, Bergamo (1981, 1989 e 2000); Centro d’Arte e CulturaIl Brandale, Savona (1982); Centro CulturaleS.Agostino, Crema (1983); Centro d’Arte Sant’Elmo, Salò, 1983; Collegio Cairoli, Università di Pavia (1986 e 1994); Chiostro Minore di S.Agostino, Bergamo (1995) catalogo Marco Lorandi; Torre Avogadro, Lumezzane (Brescia) (1996); Galleria Fumagalli, Bergamo (Incontro con Piero Gilardi e Marco Lorandi para a apresentacao do livro “Intrecci” voci dal silenzio) (2001). As tangências do meu trabalho com a esfera teatral se concretizam em 1990-91 com os esboços para o baile La rosa del deserto, do qual criei o sujeito (partitura do Diretor Massimiliano Messieri) e sucessivamente com algumas performances dentre as quais, Storia di un uomo e di una marionetta (de Petruska de I .Stravinsky e La morte di Ivan Il’ič de L. Tolstoj) ; Amore e Psiche (de L’asino d’oro de Apuleio) e La morte della Pizia (de F. Dürrenmatt).
Em 1994 a publicação de L’albero di luce, poesias de Rina Sara Virgillito com quatro trípticos de Silva Felci (ed. El Bagatt, Bergamo, 1994)); em 1999 e 2000 a publicação de Cortecce e Variazioni minime, uma poesia de Sergio Romanelli para uma colagem de Silva Felci (ed. Pulcinoelefante, Osnago). Paralelamente ao meu percurso artístico, confirmei, ao longo dos anos, o interesse para a psicologia do profundo e pela arte terapia, especificamente mediante a experiência do sandplay de Dora Kalff. Animo um laboratório de atividades expressivas e em 2001 publiquei sobre esse tema a plaquette “Intrecci” voci dal silenzio. Atualmente estou desenvolvendo o projeto e a realização de um livro que diz respeito aos trabalhos de um laboratório de grupo sobre o mito de Inanna, a deusa suméria.
E-mail para contataos: ufelci@tin.it
|
||||||
|