BIOGRAFIA DE SILVA FELCI

Nasci em Bellinzona em 12.5.1935.

Nao pude escolher os estudos conforme minhas inclinaçoes. Formei-me, de fato, na Escola Superior de Comercio. Em 1955-56 morei em Londres para aprofundar o estudo da lingua inglesa.

Naquele período, determinante para minha formação foi a frequentação constante de museus, concertos e teatros. Inscrevi-me aos cursos de desenho e stage design na S.Martin’s School of Art.

 

Estabeleci-me em seguida em Milão onde trabalhei durante muitos anos junto a uma multinacional de decoração, na qual foram muito necessárias e apreciadas as minhas competências lingüísticas e comerciais, mas, ao mesmo tempo, foi também valorizada à minha criatividade.

Casei-me em 1963 com um medico oncólogo e tive dois filhos, ambos são arquitetos. Em 1969, após a mudança de meu marido para o Ospedale Maggiore de Bergamo, estabeleci-me com minha família nesta cidade.

Inscrevi-me na escola de pintura da Accademia Carrara, aluna do Mestre Trento Longaretti.

A minha atividade expositiva em lugares públicos e particulares é limitada. Exposições pessoais na Galleria dei Mille, Bergamo (1975) texto Elda Fezzi; Galleria Vanna Casati, Bergamo (1981, 1989 e 2000); Centro d’Arte e CulturaIl Brandale, Savona (1982); Centro CulturaleS.Agostino, Crema (1983); Centro d’Arte Sant’Elmo, Salò, 1983; Collegio Cairoli, Università di Pavia (1986 e 1994); Chiostro Minore di S.Agostino, Bergamo (1995) catalogo Marco Lorandi; Torre Avogadro, Lumezzane (Brescia) (1996); Galleria Fumagalli, Bergamo (Incontro con Piero Gilardi e Marco Lorandi para a apresentacao do livro “Intrecci” voci dal silenzio) (2001).

As tangências do meu trabalho com a esfera teatral se concretizam em 1990-91 com os esboços para o baile La rosa del deserto, do qual criei o sujeito (partitura do Diretor Massimiliano Messieri) e sucessivamente com algumas performances dentre as quais, Storia di un uomo e di una marionetta (de Petruska de I .Stravinsky e La morte di Ivan Il’ič de L. Tolstoj) ; Amore e Psiche (de L’asino d’oro de Apuleio) e La morte della Pizia (de F. Dürrenmatt).

Em 1994 a publicação de L’albero di luce, poesias de Rina Sara Virgillito com quatro trípticos de Silva Felci (ed. El Bagatt, Bergamo, 1994)); em 1999 e 2000 a publicação de Cortecce e Variazioni minime, uma poesia de Sergio Romanelli para uma colagem de Silva Felci (ed. Pulcinoelefante, Osnago).

Paralelamente ao meu percurso artístico, confirmei, ao longo dos anos, o interesse para a psicologia do profundo e pela arte terapia, especificamente mediante a experiência do sandplay de Dora Kalff.

Animo um laboratório de atividades expressivas e em 2001 publiquei sobre esse tema a plaquette “Intrecci” voci dal silenzio.

Atualmente estou desenvolvendo o projeto e a realização de um livro que diz respeito aos trabalhos de um laboratório de grupo sobre o mito de Inanna, a deusa suméria.

 

E-mail para contataos: ufelci@tin.it

 




Os conceitos emitidos em artigos e resenhas assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte desta revista poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados, sem permissão por escrito do Conselho Executivo e dos autores dos artigos e/ou resenhas.
Capa de Inventário concebida por Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).
As imagens foram gentilmente cedidas pelo artista plástico Silva Felci
Concepção do site: Gilmario Nogueira