ISSN 1679-1347
  Página atualizada em Agosto de 2015



CHAMADA DE ARTIGOS PARA O PRÓXIMO NÚMERO (17ª edição)

Está aberta a chamada para envio de artigos para seleção: de 26 de agosto até 09 de setembro de 2015.

Documentos necessários para submissão:

Ficha de inscrição

Termo de Autorização para publicação de artigos

Arquivo modelo para artigos

Prazo para submissão de trabalhos: 15 dias (prorrogável, se necessário)

Prazo para emissão de parecer: entre 20 e 30 dias

Prazo para correções do articulista: 7 dias após contato da comissão executiva

Critérios de submissão de artigo para publicação:

1. Público:

a) estudantes regularmente matriculados(as) em Programas e/ou Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Linguística e/ou Áreas afins, mediante comprovação de matrícula;

b) estudantes que tenham concluído o curso de mestrado ou doutorado nos últimos dois anos, mediante comprovação de conclusão de curso (diploma, histórico escolar, atestado de conclusão);

c) alunos que tenham concluído ao menos uma disciplina como aluno especial, nos últimos três semestres, nos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da UFBA, mediante comprovação de matrícula do semestre cursado;

d) excepcionalmente, a convite da Comissão Executiva, professores, mestres e doutores, vinculados a Programas de Pós-Graduação ou ao ensino de graduação.

 

2. Cada estudante deve apresentar somente um artigo inédito para análise e, no caso, de mais de um(a) autor(a), todos devem atender aos requisitos do item anterior.

IMPORTANTE: clique aqui para saber informações sobre artigos em língua estrangeira.

 

3. Todos os artigos devem:

a) estar sem identificação do(a) autor(a) ou autores;

b) ser digitados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações, em formato de página A4 padrão;

c) ser formatados com as margens 3x3x2x2 (respectivamente, margens superior/esquerda/inferior/ direita);

d) apresentar o título em fonte 12, caixa alta, centralizado e em negrito;

e) apresentar o título em inglês, em fonte 10, caixa alta, centralizado, sem negrito. O título em inglês deverá aparecer logo abaixo do título em português, separado por um enter.

f) possuir entre 11 (onze) e 16 (dezesseis) páginas (incluindo as referências);

g) utilizar fonte Times New Roman 12 para todo o trabalho, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, dados internacionais de catalogação-publicação, legendas e fontes de ilustrações e tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme;

h) ser digitados com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco;

i) adotar recuo de parágrafo de 1,25 e sem numeração de páginas;

j) trazer elementos textuais, que compreendam introdução, desenvolvimento (podendo ser dividido em seções e subseções) e considerações finais. Todos os elementos textuais devem ser numerados;

k) estar em formato *.doc (documento do word);

l) considerar a NBR 14724 (2011) e NBR 6022 (2003) para configuração de apresentação do artigo.

 

4. Cada artigo deve ser acompanhado, obrigatoriamente, de um resumo (o título RESUMO deve ser escrito em caixa alta, negrito, alinhado à esquerda e seguido por dois pontos, imediatamente a eles deve vir o texto do resumo, conforme o exemplo a seguir) com, no mínimo 200 (duzentas) e no máximo 300 (trezentas) palavras; e de um ABSTRACT de igual tamanho. O resumo deve ser seguido de 03 (três) a 06 (seis) palavras-chave (termo em negrito), separadas por ponto e iniciadas por maiúsculas. Utilizar no resumo espaçamento entre linhas simples e separar as palavras-chave do corpo do resumo utilizando um espaço em branco simples. Todas as regras do resumo aplicam-se ao ABSTRACT e às Keywords. É facultado ao articulista utilizar um segundo resumo em língua estrangeira (résumé, resumen ou riassunto), que deverá seguir os mesmos critérios do resumo e do abstract. Em caso de dúvidas, considerar a NBR 6028 (2003).

 

Exemplo:

RESUMO: Este trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa...

 

5. Para citações serão consideradas as normas previstas na NBR 10520 (2002):

a) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

 

"A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Revuz" (1982).

"Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p. 293).

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

 

b) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

 

Barbour (1971, p. 35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]"

"Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC BONNIN, 1985, p. 72).

Segundo Sá (1995, p. 27): "[...] por meio da mesma arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]"

 

c) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e sem as aspas. As citações devem ser separadas do corpo do texto com um espaço antes e outro depois.

Exemplo:









6. As notas devem vir no rodapé da página em numeração progressiva, sem espaço entre elas, em fonte 10, ficando separadas do texto por um espaço entrelinhas simples. Se houver nota no título, essa deve vir com um asterisco (*).

 

7. As palavras ou expressões estrangeiras devem ser destacadas em itálico.

 

8. As referências (em sistema autor-data) deverão seguir as normas da NBR 6023 (2003) e devem constar no fim do texto, sob o subtítulo REFERÊNCIAS, centralizado. As referências devem estar em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço em branco simples.

É importante uniformizar o recurso tipográfico (negrito ou itálico) utilizado para destacar o elemento título em todas as referências.

As referências devem seguir os exemplos abaixo:

Livro (autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação):

Exemplo: ECO, Umberto. Quase a mesma coisa: experiências de tradução. Tradução de Eliana Aguiar. São Paulo: Record, 2007.

Capítulo de Livro (autor(es), título da parte, seguidos da expressão "In:", e da referência completa do texto no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada):

Exemplo: DERRIDA, J. Des Tours de Babel. In: GRAHAM, J. (Ed). Difference in Translation. London: Cornell University Press, 1985. p. 165 - 174.

Obras consultadas na Internet (autor(es), título, edição, local, editora, data de publicação, endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < > e precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em.

Exemplo: DUARTE, Luiz Fagundes. Glossário de Crítica Textual. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, [1997]. Disponível em: . Acesso em: 09 mai. 2012.

Todas as indicações bibliográficas dadas no corpo do trabalho devem vir registradas nas referências. Solicitamos a máxima atenção para esse tópico, pois problemas nas indicações podem acarretar a rejeição do trabalho.

Para outros exemplos, checar a NBR 6023 (2002) e as diretrizes expostas no item 5.2 da NBR 14724 (2011).

 

9. Cada artigo deve ser enviado via e-mail para inventar@ufba.br sob a forma de arquivo anexado com o título "Artigo para Inventário" (somente as mensagens com este título serão aceitas!). O arquivo anexado para submissão deve ser nomeado com as três primeiras palavras do título dado ao trabalho e seguir o arquivo modelo para artigos, disponível no topo da página. Além disso, os seguintes arquivos deverão ser anexados ao e-mail enviado à comissão, a saber: ficha de inscrição para submissão devidamente preenchida e assinada (disponível no site da Revista Inventário); autorização assinada, do orientador, ou do professor revisor, (para caso de trabalhos de articulistas que não estejam mais vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu, (modelo disponível no site da Revista Inventário); termo de autorização para a publicação de artigos devidamente preenchida e assinada (disponível no site da Revista Inventário); e documento comprobatório do vínculo institucional (diploma, histórico escolar, atestado de conclusão).

No corpo da mensagem, deve constar o título do trabalho tal como apresentado no artigo.

Obs.: No caso de envio de imagens, contatar a Comissão Executiva, por e-mail.

 

10. A Comissão Executiva entrará em contato com os autores, via e-mail, informando quais foram os artigos selecionados e as posteriores orientações.

 

ATENÇÃO:

 

- Por favor, preencha e assine o formulário de inscrição para a submissão de artigos à revista.

- As informações colhidas aqui não serão repassadas a qualquer outro lugar, mantendo o princípio da privacidade.

- Todos os autores do texto deverão fornecer a documentação requerida nos critérios de submissão.

- A declaração de autorização do orientador passou a ser um documento não obrigatório para submissão. No entanto, é pressuposto indispensável que o orientador(a) seja consultado(a) e aprove a inclusão de seu nome no trabalho.

- O prazo entre a submissão e a efetiva publicação (se aceito o artigo) é variável. Dessa forma, pedimos um pouco de paciência aos interessados, pois temos total interesse em publicar os artigos no prazo especificado.

- A confiabilidade de nossa revista depende de vários critérios, o maior deles é a seriedade de tratamento ao material submetido, que é analisado sob o princípio do duplo cego (quem submete não sabe quem avalia e quem avalia não sabe de quem é o artigo avaliado).

- Por favor, anexe o artigo apenas em arquivo do tipo DOC (formato Word 1997-2003)

- O prazo previsto para publicação é até 120 (cento e vinte) dias após o término da chamada, podendo ser postergado em caso de alto volume de submissões. Se houver atraso além do prazo previsto, a revista emitirá carta de aceite para aqueles artigos que já tiverem sido aprovados.

- As entrevistas e os ensaios são feitos apenas por professores/pesquisadores convidados pela Comissão Editorial.